Minha Profissão: Fotografia

26 de dez de 2011

Todo mundo tem que ter uma profissão um dia, por isso ela deve ser escolhida com cuidado e se conciliar gosto e custo beneficio é uma boa. Por isso hoje vou ajudar os amantes da fotografia a entenderem mais sobre o universo da fotografia como profissão.


Em que áreas se pode exercer a fotografia?

Ser fotografo não é apenas aquele que tira foto de modelos em estúdios e etc, existe várias formas de exercer a fotografia: moda, produtos, marketing, jornalismo, arte, científica, arquitetura, publicidade entre outros.
Você pode ser aquele fotógrafo de modelos em estúdios, ou pode ser fotógrafo de algum produto, ou para jornalismo, isso vai depender da área que você escolher.


Curso,faculdade?

Existem cursos bons de fotografia e também faculdades, mas por ser algo ainda não muito solicitado são poucos e o preço tende a ser mais salgado.
Algumas faculdades como por exemplo de jornalismo, artes, designer entre outros dão também um curso de fotografia como matéria já que é necessário para a profissão, por isso pode ser provável que você queira fazer uma dessas faculdades e de quebra aprender a fotografar.


Mas ser fotografo não significa exatamente ter um certificado de algum curso ou faculdade. Existem por ai muitos fotógrafos ótimos que não fizeram curso algum e não tem certificado, que apenas na força de vontade aprenderam usando a internet e manuseando a própria câmera.
Mas pra alguns a melhor escolha é fazer um curso pra aperfeiçoar seu trabalho e o manuseio de novas câmeras e diferentes lentes, ou até pra determinadas áreas.



Dá uma ajudinha?

Pra quem quer aprender fotografia por conta própria os sites na internet são de boa ajuda. Eu particularmente sempre estou procurando sites para pesquisar e tem cada um com boas dicas de câmeras, como usa-las, cuidar e ganhar dinheiro com essa profissão.



Pra ser fotografo preciso de...?

Não adianta decidir que quer ser fotógrafo sem preencher alguns requisitos básicos. Fotografia, não e só apertar o botão e tirar a foto, é mais do que isso, é ter visão, sensibilidade e saber expressar o momento por uma imagem, por isso pra ser um bom fotógrafo a pessoa tem que ter sensibilidade artística e estética, agilidade, boa visão, criatividade, ousadia entre outros.



Custo, salário.

Um fotógrafo pode ganhar muito bem, ou muito pouco, isso vai depender de seu trabalho, do preço cobrado por esse trabalho e pela quantidade de clientes (não necessariamente).
O mercado de trabalho é bastante competitivo e existem milhares de ótimos fotógrafos por ai, por isso encontrar clientes fixos é sempre uma boa. Dependendo do fotografo e do serviço você pode ganhar té 10.000 R$ por mês, mas daí exige muito trabalho e dedicação.


Bom amores, agora vocês já tem uma noção de como seria ter a fotografia como profissão, agora e só trabalhar muito pra isso.



3 Comentários:

  1. Flor!

    Brigada pelo comentário e sua visitinha em meu cantinho amada!!Lindas imagens..

    Aproveita e comente lá no blog e de sua sugestão, estou pensando em mudar de nome, preciso de um que identifique mais o meu blog e ajude em parcerias com empresas e esse nome apesar de legal não está ajudando!

    Ah Logo mais tem SORTEIO novo no blog também!!

    Beijinhos e fique com Deus

    www.ohlouka.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Florzinha!!

    Obrigada por sua participação lá no sorteio viu, e lhe desejo boa sorte amadinha. Ah aproveitando vou te contar um segredinho essa semana vou postar mais um sorteio mara, então quero ver você participando hein flor! :)

    Ótima semana anjo!

    Beijinhos e fique com Deus

    www.universoglam.com

    ResponderExcluir
  3. Pri está lindo seu blog!
    Parabéns minha linda!
    bjoss....

    ResponderExcluir







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!