Como tornar um fotógrafo mais confiante

14 de ago de 2010

A confiança é uma ferramenta valiosa em qualquer aspecto da vida (pessoal ou profissional). Como um fotógrafo não há nada melhor que você saber que é capaz de fazer fotos incríveis. Este saber lhe dá tanta força que se não conseguir fotografar um momento exato, não será porque você não sabia o que estava fazendo ou porque simplesmente não foi rápido o suficiente.

Há infinitas maneiras de conquistar confiança em si mesmo, como um fotógrafo. Aqui estão algumas que encontrei que podem ser muito úteis com o passar do tempo. Elas lhe ajudarão a estar preparado para qualquer ocasião.

Faça anotações… ou não!
Especialmente no começo, é bem interessante você ter um pequeno caderno onde possa fazer anotações que lhe ajudarão futuramente. Acredite, muitos fotógrafos profissionais costumam fazer anotações, e vale de tudo: manter notas, traçar objetivos, anotar configurações para um tipo específico de imagem e até mesmo colar algumas fotografias inspiradores. Você pode encarar seu caderninho como um diário de viagem, onde guarda todas as experiências para, mais tarde, não esquecer detalhes importantes.

Para algumas pessoas é difícil manter um caderno de anotações, porque ele as faz sentir pressionadas, provocando estresse. Se você é uma dessas pessoas, deixe essa ideia de lado. A intenção aqui é sempre fazer algo que seja divertido.

Fotografe com frequência
Este ítem é o mais importante de todos, portanto se você preferir escolher apenas uma dessas dicas esta deve ser a sua escolha! Se você quer realmente ganhar confiança, deverá sair para fotografar sempre que for possível, nem que seja na sua hora de almoço. NADA é melhor que sair por aí para fotografar na frequência que puder. Afinal a prática leva a perfeição, não é mesmo?

Fotografe em diferentes condições
Não basta apenas fotografar com regularidade, também é uma ótima opção fotografar em diferentes climas e condições para ficar familiarizado com qualquer tipo de situação. A maioria dos fotógrafos (principalmente os que estão começando a aventurar-se no mundo das imagens) costuma ir em busca de dias bonitos e limpos, com boa luz e boas condições de fotografar, essa ação é errada. Quando você quiser fotografar algo específico que terá apenas uma chance, nem sempre o clima e a iluminação estarão ao seu favor, é preciso estar preparado para qualquer condição. Mais uma vez, acabarei repetindo a dica anterior… pratique! Só que em diferentes climas e condições.

Trace objetivos
Existe alguma técnica em particular que você gostaria de aprender? Talvez seja uma foto que você viu, gostou muito e deseja obter um resultado semelhante. Escreva os seus objetivos e veja quanto tempo você leva para alcançá-los e tudo o que foi preciso para isso. Se você é realmente determinado e quer superar seus obstáculos, por que não escrevê-los em um blog, por exemplo? Assim você ficará mais comprometido em atingir seus objetivos. Deixe as pessoas saberem que você está trabalhando em uma nova experiência e peça opiniões e sugestões a respeito. Depois é só sair e, mais uma vez, praticar muuuiito até que consiga o que estabeleceu.

Questione
É enlouquecedor como alguns fotógrafos têm dificuldade em fazer perguntas, mesmo porque gostam de sentir como se já soubessem tudo. Questionar ajuda a perceber se você anda fazendo as coisas certas ou não, o que é um passo importantíssimo para conquistar uma confiança duradoura.

Mude de perspectiva
Algumas pessoas ficam frustradas quando começam a ver o trabalho de outros fotógrafos. Sentem-se incapazes de capturar imagens tão incríveis e pensam que serão eternamente amadores, sempre precisarão aprender mais. De todo esse pensamento, somento um é correto: será sempre necessário aprender. É importante não esquecer que o aprendizado, do que quer que seja, é eterno. Sempre existirão milhares de fotógrafos melhores que você, bem como sempre existirão milhares que são um desastre. Portanto, ao invés de ficar fazendo comparações, mude sua perspectiva em relação as imagens que você vê por aí. No lugar de sentir-se incapaz ao ver uma fotografia magnífica, que tal pensar: “puxa, isso é possível! Agora sei que posso praticar a alcançar este resultado”? Não encare as coisas como uma prova de que você não é tão bom quanto imaginava, veja-as como desafios que você PODE ultrapassar.

Em última análise, a confiança é uma escolha. Nada é construído em apenas um dia, tudo que bom é fruto de algum esforço. Tornar-se confiante é apoiar-se em algo que você sempre acreditou ser possível e desfrutar de sua paixão pela arte fotográfica de uma maneira totalmente nova!

0 Comentários:

Postar um comentário







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!